Sim é isso ai. Hoje o post vai ser sobre meu primeiro dia na Irlanda, sobre as boas surpresas e nem tão boas assim. Pra começar, a tensão já começou em SP-Guarulhos, no aeroporto, quando meu portão de embarque foi mudado de 9 para 11 em cima da hora. Por falar em hora, meu vôo atrasou quase uma hora, em decorrência do atraso minha passagem pelo aeroporto de Madrid foi uma loucura (taí um aeroporto gigantesco) só tive tempo de procurar meu portão e dar uma passada no Toilet.
Pois bem, depois que entrei no portão pra pegar o vôo para Dublin desci umas escadas e entrei em um tipo de ônibus sem bancos. Este ônibus andou cerca de 10 min. dentro do aeroporto para que pudéssemos entrar no avião (sentiu o tamanho do aeroporto?). O vôo até à Irlanda foi sossegado, dormi quase a vôo todo, fiquei com dor no pescoço depois é claro.
Até a parte que fiquei dentro de aeroportos e aviões tudo foi muito bem, dormi a maior parte do tempo pra chegar mais rápido ao meu destino. Só que nem tudo nessa vida são flores.
A descrição dos fatos a seguir são para dividir com todos os leitores sobre as dificuldades de um intercambista de primeira viagem, e espero que isso possa ser útil para alguém no futuro.
Para começar, a passagem na imigração é de certa forma fácil, mas os agentes da imigração fazem de tudo para te amolar, falam o mais rápido que conseguem, ficam enrolando com seu passaporte na mão e tal. O segredo é ficar calmo, pois é esse o trabalho deles, atrapalhar os bons estrangeiros que entram no país.
Sai do aeroporto e peguei o ônibus para o centro de Dublin, foi bem fácil. Desci do ônibus na O'Connell, que é a principal rua do centro de Dublin. Ai sim minha ficha caiu e eu vi que estava na Europa. Peguei meu mapinha e mostrei para o motorista do ônibus e ele me deu instruções para onde eu deveria ir.
Eu fui todo satisfeito, rumo à escola, mas é claro que as coisas não são tão fáceis assim. Depois de alguns minutos andando com malas pesadas percebi que estava perdido. Meu primeiro instinto foi fazer o caminho inverso, e foi isso que fiz. Chegando novamente na O'Connell street um senhorzinho muito simpático me perguntou se eu estava perdido. Logo ele me disse onde eu precisava ir, não estava muito longe. O problema é que na hora em que sai com rumo certo à escola a rodinha da minha mala quebrou. Isso mesmo Qubrou! Andei uns minutos com a mala sem uma das rodinhas, mas cheguei à escola, é claro, estava todo suado e com dores nos braços por ficar andando perdido no centro de Dublin.
Quando cheguei na escola ele me disseram que eu deveria pegar um ônibus para chegar ao alojamento, pois o alojamento que era mais perto do centro estava lotado (a verdade é que esse alojamento perto do centro nem é tão perto assim). É claro que fiquei nervoso. No final da história fiquei esperando uma hora e meia na escola até que meus futuros colegas de alojamento saíssem e fossem comigo até o alojamento.
No caminho até o ponto de onibus pude dar uma pequena passada no centro de dublin outra vez, mas foi coisa rápida. Foi a primeira vez que vi o Rio Liffey.
Depois de andar mais um tanto com as malas peguei o ônibus com destino ao alojamento. Tenho que agradecer aos meus amigos pernambucanos, que me ajudaram nesse dia.
Cheguei até o alojamento. Foi um alivio! Mas logo que entrei e mostrei a carta ao coordenador ele me disse que não poderia lá, pois era muito longe do centro e isso iria me atrapalhar. Bem... ele chamou um táxi para me pegar e me levar até um outro alojamento. O motorista então me levou até o Pembroke Hall, chegado lá a coordenadora disse que não tinha camas vagas, mas se eu precisasse de verdade ela dava um jeito. Eu e o motorista demos mais uma volta procurando um outro alojamento. Nessa segunda viagem com o taxista pude ver um pouco do centro de noite. É um lugar muito bonito, principalmente perto do rio Liffey.
No final das contas o terceiro alojamento nem existia mais e voltamos para o Pembroke Hall, onde passei a noite.
No dia seguinte fui cedo para o colégio e acertei essa confusão e vou ficar no Pembroke Hall mesmo.
Fiquem ligados, porque logo logo postarei a primeira galeria de fotos



Nenhum comentário:
Postar um comentário